quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Conheça um pouco mais sobre a TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL.

A terapia cognitiva comportamental vem ganhando espaço no mercado de saúde por ser uma abordagem da psicologia clínica amparada nas evidências científicas de seus resultados. Um dos pontos importantes de sua teoria é a postulação de que os pensamentos influenciam nossas emoções e comportamentos.
Sendo assim, se você alimenta pensamentos negativos, por exemplo, “nada dá certo para mim”, emoções desagradáveis como a tristeza e a frustração surgirão. Como conseqüência o seu comportamento será influenciado – isolamento, impaciência e assim por diante.
O ideal é desenvolvermos um filtro mental a fim de olharmos mais os aspectos positivos da vida ao invés de desvalorizarmos.
Outra situação seria você valorizar pensamentos catastróficos, por exemplo, “se eu viajar poderei sofrer um acidente grave e então sofrerei muito”. Tal cognição irá gerar emoções relacionadas com o medo. Todo o seu corpo irá se preparar para enfrentar um perigo – coração acelerado, suor etc. O seu comportamento será de fuga ou de atenção exagerada ao perigo.
O ideal é que tenhamos idéias realistas para podermos enfrentar o perigo se ele realmente for real. Mas não sofrer, por uma avaliação exagerada de perigo.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgv0nJUWPjwEiQDayH5vK8RJhWRDwNfQ_viRUMLT3BllkK9ZjbU0ci6ctSx8GOIEOwYIkQ_zf2mRdP55mLSNWLQwa1k-rpVDmAuaMXfjYCD2RfGxDprR9OkI0Qb2tuzjOtaMzfgN6pmG4mI/s1600/bem+estar+2.jpg


A boa notícia é que cientistas descobriram que é possível modificar a nossa forma de pensar e assim, alcançar como maior qualidade de vida. Mas para isso, a ajuda de um especialista em terapia cognitivo comportamental pode ser necessária.
Lembre-se: a psicoterapia não é para os fracos. Ao contrário, os fortes é que possuem coragem para aceitar que todos possuem limitações, mas que é possível superar e evoluir sempre! Os fortes buscam estratégias de superação para tornarem-se cada vez pessoas melhores. E para isso, muitas vezes a ajuda de um psicólogo pode ser muito bem vinda!

Um grande abraço,

Equipe PROBEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário